Sede
R. Sd. Luís Gonzaga das Vírgens, 111 Edf. Liz Corporate, Caminho das Árvores - Salvador/BA,
comercial@retecresiduos.com.br
Tel: +55 (71) 3341-1341
Indústria
Via Ipitanga, s/n Cia Sul – Simões Filho/BA,
operacional@retecresiduos.com.br
Tel: +55 (71) 3341-1341
Back

Retec esteve presente na 4ª Conferência Municipal das Cidades em Muritiba

A Retec esteve presente na 4ª Conferência Municipal das Cidades na Prefeitura Municipal de Muritiba que aconteceu no dia 5 de setembro.
Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria, o evento propôs a discussão do tema “Construindo a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano: Unindo o campo e a cidade para o desenvolvimento sustentável.”

As Conferências Municipais são espaços de participação popular para discutir propostas de políticas públicas nas áreas de habitação, saneamento ambiental, transporte e mobilidade urbana e planejamento territorial. Durante esses eventos, representações da sociedade civil, universidades, ONG’s, empresariado, cooperativas, entidades sindicais, entre outros setores, debatem sobre as problemáticas do município e reúnem demandas e sugestões para serem discutidas em âmbito estadual através do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades).

Esses encontros são de grande importância para garantir que a construção e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) seja inclusiva, justa e promova um planejamento urbano que leve em consideração as desigualdades socioeconômicas que permeiam as questões de moradia; acesso a abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta de resíduos e drenagem urbana; trânsito e regularização fundiária.

Também é importante destacar que o campo também faz parte da cidade, e apesar de mais distante dos centros urbanos, é o ambiente onde os alimentos que abastecem as casas, escolas e comércios são produzidos e onde vivem populações que também precisam ter suas necessidades assistidas.
Por isso, pensar em desenvolvimento sustentável é também planejar as cidades como espaços produtivos e acessíveis para todas as pessoas, não importa onde elas estejam!